como-nao-errar-na-descoloracao-do-cabelo

Decidiu pintar o cabelo de colorido? Quem leu meu tutorial já sabe o procedimento: precisa descolorir bastante os fios antes de passar a tinta.MasE ATENÇÃO: A descoloração é um processo complicado e também muito perigoso! Por isso, aqui vai um guia bem completo pra ninguém errar na descoloração, mas sempre recomendamos procurar um profissional!

1. Como é exatamente o processo de descoloração?

Para descolorir o cabelo, primeiro vá a um salão bacana e procure um profissional que manje do assunto. Eu não recomendo que ninguém faça em casa! Continue lendo o post pra entender os riscos, que eu vou citar mais pra frente.

O descolorante é, na verdade, uma mistura de proporção 1:2 de pó descolorante e água oxigenada, ou seja, para cada parte de pó, vão duas partes de água oxigenada, mais conhecida como “Ox“.  A Ox tem níveis de intensidade que podem ser de 10 a 30 volumes (existe 40, mas eu não recomendo nada acima de 30). Essa escolha vai depender do quanto é preciso clarear e da condição dos seus fios. Se o cabelo estiver muito sensível, for muito fino, seco ou quebradiço, precisa tomar muito cuidado e confiar no profissional. Se ele não te recomendar a descoloração, não faça!

Essa mistura descolorante (que tem um cheiro forte e meio desagradável) é aplicada na parte do cabelo que vai ficar loira. Pode ser o cabelo todo, só as pontas, mechas ou só um retoque de raiz. Depois, a mistura fica por alguns minutos agindo (às vezes colocam toucas ou aquecedores para acelerar o processo). Quando os fios atingirem o tom desejado (o ideal é checar com frequência para não deixar passar do ponto), o cabelo é lavado com shampoo anti-resíduos.

Se o cabelo for receber tinta na sequência, é melhor não aplicar cremes, condicionadores, tratamentos. Dessa maneira, os fios vão absorver muito melhor a tinta enquanto que esses produtos vão “selar” as cutículas impedindo uma boa absorção da cor.

Depois de colorir, aí sim aplica-se produtos de tratamento. Mais pra frente eu explico melhor essa parte. 😉


2. Quão claro tem que ficar o cabelo pra ficar bem colorido?

Depende da cor que você quer. Eu gosto de cores bem saturadas e vibrantes, então deixo o cabelo num tom de loiro quase branco. O mesmo vale pra tons clarinhos (cor pastel)! Muitas meninas gringas estão usando um tom mais opaco e acinzentado porque estão na onda de aplicar a tinta num loiro escuro. É uma opção boa pra quem não quer estragar tanto o cabelo.


3. A descoloração estraga o cabelo?

Sim, com certeza. O processo é bem intenso e justamente por isso eu recomendo que NUNCA façam em casa. Tem que ser SEMPRE num salão, ok? Porque, se você errar, toda a parte descolorida pode se quebrar e digamos que você passou o descolorante até a raiz… Isso significa que você pode ficar CA-RE-CA. Entendeu o perigo?


4. Como descobrir se o meu cabelo não vai cair com a descoloração?

Se o seu cabelo é bem escuro, se ele passou por processos químicos recentemente, tipo alisamentos, se ele recebeu tinta escura ou se ele é do tipo seco e fino e você quer cabelo colorido, você PRECISA ir num salão decente e pedir para que o profissional olhe como estão seus fios. Se ele te der um OK, eu ainda sugiro fazer primeiro uma mecha, ir pra casa e deixar passar uma semana pra ver se o cabelo não quebrou ou não ficou cheio de pontas duplas.


5. Tem como descolorir causando menos danos pros fios?

Existem produtinhos que o cabeleireiro pode colocar na mistura de descolorante que já dão uma recuperada durante o processo.

Também existem marcas de descolorantes de qualidades melhores do que outras. Um descolorante barato pode estragar bem mais os fios, por isso eu digo que vale a pena investir num salão melhor!

Fazer um tratamento logo na sequência da descoloração também é ótimo, inclusive vai fazer a cor durar mais. Eu li que o ideal é abusar da queratina para preencher o espaço poroso que fica nos fios depois de descolorir.

Se o seu cabelo estiver com uma cor escura, estiver bem ressecado, com um aspecto fraco ou se ele sofreu químicas demais e ainda assim você quiser ele colorido, eu sugiro que faça a descoloração em 2 ou 3 partes, intercalando 2 semanas de tratamentos intensos e (óbvio) tudo num salão de qualidade.


6. Dói descolorir?

Se encostar o descolorante no seu couro cabeludo vai coçar e arder. Mas eu fiz isso todo mês durante uns 13 anos, então posso te garantir que é um incômodo bem suportável. Massss… Aqui vai uma dica PRECIOSA: deixe o cabelo sujo por uns 3 dias, que o sebo natural vai te proteger tanto da dor quanto da agressão que o produto causa aos fios e a sua pele. 😉


7. Tem que descolorir mesmo se o cabelo já é loiro?

Sim. Mesmo que você já tenha os fios claros, a tinta precisa que os fios sejam mais “esponjosos” (ou seja, mais podrinhos mesmo) pra tinta “pegar” melhor. Muitas loiras e loiros que não descolorem reclamam que a tinta durou pouco e o motivo é basicamente esse.


8. Descolori e a minha cabeça está coçando, o que eu faço?

Alguns motivos: ou você está com alergia (por isso eu não recomendo produtos baratos) ou você está sentindo a pele seca porque o descolorante faz isso mesmo com a gente. O sebo natural do nosso couro cabeludo (sem nojinho, por favor…) é o que garante uma oleosidade,  sem ela fica tudo muito ressecado, o que pode dar uma coceira chata. Não se desespere e evite coçar, pode gerar feridas (a pele fica mais sensível).


9. Descolori e estou com feridas! Socorro!

Já aconteceu comigo. Ou porque eu já tinha uma feridinhas, e com o descolorante elas abriram, ou porque o cabeleireiro usou uma água oxigenada muito forte. Depende muito do caso de cada cor de cabelo e cor que você quer ter. Então, não tem como eu te dar uma regra pra acertar o número certo, mas só acho que não vale exagerar e se for preciso faça o processo em duas vezes, só pra garantir. Quanto às feridas, não coce e se estiver muito machucado use o mesmo que você usaria num machucado normal.


10. Quero ficar com o cabelo tom pastel/cor bem clara, como faz?

É muito importante lembrar que as cores somam. Se o seu cabelo estiver muito amarelado e você passar uma cor clarinha por cima, o resultado vai ser amarelado. Pra chegar no tom clarinho e bem colorido, tem que descolorir até atingir um loiro quase branco. Ah! Cuidado porque azul com amarelo dá verde. 😉
Dê uma olhada nas imagens abaixo pra entender o que eu estou falando:


11. Quais os cuidados necessários pós-descoloração?

Essa parte é bem importante! Alguns cabelos sofrem bem mais com a descoloração do que outros e ficam BEM sensíveis. Isso significa que você tem que ter cuidado redobrado com eles agora. Lembra da menina que perdeu o cabelo com o babyliss? Isso pode acontecer com você, se o seu cabelo estiver muito fraco. Ok, posso estar exagerando um pouco… Mas sempre que possível, evite todo processo que danifica o cabelo! Isso inclui o calor de chapinhas e babyliss sim, além de piscina, mar e até secador de cabelo.


12. Posso usar tinta loira ao invés da mistura de água oxigenada e descolorante?

Não! Não pode!!! Normalmente a tinta loira que você compra na farmácia tem um pouco de cor, seja castanho, vermelho ou amarelo. Se o seu objetivo é pintar o cabelo de colorido, não use tinta loira, use a mistura clássica de água oxigenada e descolorante.


13. Pintei de colorido e agora meu cabelo cresceu e estou com uma raiz. Como eu retoco?

NÃO ME VÁ DESCOLORIR O CABELO TODO DE NOVO PELAMORDEDEUZ! A descoloração agora é só na raiz! Depois você retoca a tinta no cabelo todo, mas nada de descolorir o cabelo que já foi descolorido. Isso é proibido, a não ser em algum caso extremo e claro, com aprovação de um profissional.


 

Espero ter ajudado vocês! 😀

Vocês têm mais alguma dúvida? Deixa nos comentários!

MariMoon é a primeira blogueira famosa do Brasil(2003) e o primeiro nome da internet a sair da web para a televisão(2008). Se tornou celebridade, teve uma das primeiras lojas onlines de moda do Brasil, foi VJ da Mtv por 5 anos, ganhou prêmios como apresentadora e por seu estilo fashion.

MariMoon é a primeira blogueira famosa do Brasil(2003) e o primeiro nome da internet a sair da web para a televisão(2008). Se tornou celebridade, teve uma das primeiras lojas onlines de moda do Brasil, foi VJ da Mtv por 5 anos, ganhou prêmios como apresentadora e por seu estilo fashion.

  • Milena

    Quais cuidados temos que ter com a pós-descoloração? Quais cremes usar para fazer hidratação?

  • Marii

    como convencer a mãe a pintar o cabelo? A minha fica enchendo o saco, e dizendo que é coisa de maluco!

    • Ramona

      Primeiro, quantos anos você tem? Se você tem mais de 20 anos, acho que se você realmente quer isso procure ajuda de fora. E faça por que você queira. Adultos tem mania mesmo de falar que é coisa de maluco mas as vezes isso pode ser uma vontade reprimida. Se você tem menos 18, ou ainda se vê muito dependente dos pais, tente conversar com ela não fazendo o jogo de “ninguém me entende!”. Explique que cada ser humano é bonito do seu jeito, e que cada ser humano tem suas vontades. O cabelo normal é bonito, o cabelo colorido também é. E diga que você se indentifica com os cabelos coloridos e se sentiria mais feliz com ele. Quanto mais na paz você aparentar, e mais compreensíva, maior são suas chances de ganhar a discussão sem discutir 😉