artworks-000045105200-wy0wts-original
Uns dois meses atrás, uma amiga comentou comigo que eu tenho a cara de gente que gosta de dorama, e eu fiquei “WTF???” Doramas?
Nunca tinha ouvido falar, então ela me explicou que era como seriados, só que com apenas uma temporada, alguns tem 10 episódios, outros tem 20/25 (e existem outros maiores), mas a maioria são mais curtos assim mesmo. Todos com começo, meio e fim, e podem ser japoneses, tailandeses, COREANOS! Já digo que só assisti aos doramas (ou dramas) coreanos (k-dramas).
Dei ênfase nisso, porque minha vida foi totalmente tomada pelos K-DRAMAS!!
Eu me senti entrando em uma sociedade secreta, onde as pessoas não comentam abertamente sobre isso, e de repente, você vê que tem uma infinidade de pessoas que assistem, gostam e são viciadas. Quando se reconhecem em um grupo, se juntam em bandos para comentar sobre as histórias e sobre os atores favoritos.
Acho que quando você assiste o primeiro, o monitor solta um pozinho mágico que te faz grudar e não querer sair mais da frente da tela até aquele drama terminar e o casal ficar junto no final (ou não, afinal, são dramas).
Eu mesma, quando soltei no Facebook que estava assistindo aos dramas, tive umas 5 amigas que vieram falar comigo que adoravam, sabiam o nome de vários para me indicar – e eu dei bronca em todas elas, afinal, porquê não tinham me apresentado antes?
domaras
Pra mim foi um choque cultural bem grande, pois não conheço nada da Coréia – só o pouco que vejo minha amiga Loma (que mora lá) falando nas redes sociais ou quando conversamos.
As coisas no quesito relacionamentos são beeeeem diferente daqui ou dos seriados americanos. Na maioria dos dramas que assisti até agora, o primeiro “selinho” acontece só lá pelo episódio 08 ou 09. Se o menino pega na mão da menina, UIA! Tá prometida! Tem muito daquela coisa também de casamentos arranjados, o que pra nós soa extremamente bizarro, mas que é comum até hoje na sociedade coreana.
0f8d3c36d9cd3dfeb6c89cd56d4f21f9
Mas tirando essas coisas, que depois você se acostuma pois têm em todas as histórias, me sinto assistindo um anime, só que com pessoas reais. Têm inclusive várias adaptações de mangás que se tornaram doramas.
Vários deles, principalmente os mais recentes, têm visual ,direção e fotografia lindos – como um dos maiores sucessos desse ano de 2016 (e que indico pra todo mundo): “Scarlet Heart: Ryeo”. E também “Descendants of the Sun”, que tem no Netflix e foi sucesso absoluto tanto na Coréia quanto no resto do mundo.

“Descendants of the Sun”

descendants-of-the-sun

descendants-of-the-sun001

Scarlet Heart: Ryeo (Moon Lovers)

scarletheartryeo

scarletheartryeo02

Mas já aviso, dorama não é para os fracos.
Têm que preparar o coração e a caixa de lenços de papel, porque a coisa é de cortar o coração.
A maioria dos que vi até agora, têm cenas daquelas que você assiste em meio à lágrimas e soluços. Mas então, por que assistir? Porque são lindos, são envolventes, alguns têm uma história básica, mas muito bem trabalhada,  é tudo muito diferente e mágico. Tem coisas que me incomodam?? Claro que têm! Mas como meu pai me ensinou, sempre tento contextualizar a época e a cultura local para tentar entender o que se passa.
Onde assistir?
Existem dois sites onde você pode pagar uma taxa de assinatura, como o Netflix, e tem uma infinidade de Doramas/Dramas, tanto coreanos como chineses, japoneses, tailandeses e mais.
Um deles, que parece ser o mais conhecido e tem um preço mais acessível, é o Drama Fever – que custa  $2.99/mês ou $29.99/ano, e você pode se inscrever e testar (se viciar) por 30 dias.
O outro é o Viki – que custa  USD 4.99/mês ou  USD 49.99 /ano.   . E está com uma promoção de 40% de desconto nos primeiros três meses usando o código 40off3month.
Os dois sites tem uma infinidade de funcionalidades.
Além dos Dramas, têm seções de notícia sobre o que está em alta, sobre os atores e atrizes favoritos, informações sobre os atores que você gostou na série e por aí vai. Uma das coisas que gosto muito do DF é o fato de ser mais clean, mais fácil de achar as seções, mas depois que você pega o jeito no Viki, também é tranquilo. E pra quem gosta de trocar informação e conversar durante os episódios, no Viki você tem a função de chat, onde dá para conversar com as pessoas que estão assistindo aquele mesmo drama naquele momento.
Até mesmo o Netflix entrou na onda e já tem alguns títulos atualmente para quem quiser começar por lá.
Por onde começar?
Não tem um certo ou errado! Percebi que gosto de intercalar uns dramas novos com outros mais clássicos. O que facilita é você ir pelo tema que mais te atrai: Problemas adolescentes, Escola, Médicos, Guerra, Romances, Comédias Românticas, Ação, Históricos (meus favoritos) ou Fantasia (AMO). Muitas vezes eles misturam vários temas em um mesmo dorama.
Vou indicar os primeiros que assisti e já me fisgaram logo de cara.
Se você passar por esses e o coração aguentar, pode ir tranquilo e mergulhar mais e mais. Cuidado, não tem volta!
Gu Family Book
É um drama de fantasia e histórico (que são meus favoritos) e tem personagens muito cativantes e apaixonantes.
É a história de Choi Kang Chi, que descobre ser um mestiço de humano e uma criatura mítica (raposa de nove caudas). A origem dos pais dele os primeiros episódios já me ganhou logo de cara, mas também foi onde gastei três caixas de lenços, hahahaha.
Foi meu primeiro Dorama e não me arrependo nem um pouco ter começar por ele.

Ano: 2013

Episódios: 24
Atores principais: Lee Seung-Gi e Bae Suzy
Esse têm no Netflix.
You´re Beautiful
Esse tem tema mais atual, fala sobre a febre pelos idols do K-pop e conta a história de uma garota que têm que se disfarçar de garoto para segurar a vaga na banda para seu irmão gêmeo.

É fofo, engraçado e também te faz sofrer e chorar. Ele termina com aquele gostinho de quero mais e tem dois dos atores mais famosos e que tem uma lista intermiável de filmes e dramas lá na Coréia, que é o Jang Geun Suk e a Park Shin Hye. Depois que terminei de ver You´re Beautifulk, comecei a ver tudo que eu achava desses dois, pois eles têm muita coisa lá no Drama Fever mesmo.

 
 
Ano: 2009
Episódios: 16

Atores principais: Jang Geun Suk e a Park Shin Hye.

Heirs
Drama escolar, onde uma garota simples começa a estudar em uma escola somente de pessoas milionárias, os herdeiros.
No meio dos acontecimentos, ela se apaixona por um desses garotos, que ela conheceu quando foi visitar sua irmã nos Estados Unidos e começa a morar na casa dele, onde sua mãe é a empregada.
Este drama conta com a Park Shin Hye (You´re Beautiful) e dois dos atores mais amados dos viciados em dramas, Lee Min Hoo e Kim Woo Bin.


Ano: 2013
Episódios: 20
Atores principais: Lee Min Ho, Park Shin Hye  e Kim Woo Bin
Exclusivo do Drama Fever
Sabrina Eras é ilustradora e aquarelista.
Apaixonada por cores e tintas, faz trabalhos para o Brasil e exterior e já trabalhou com vários editoras ilustrando livros e revistas.
Professora de aquarela e ilustração, mãe em tempo integral e viciada em seriados.
Atualmente descobriu os Doramas e não sabe mais viver sem eles.

Sabrina Eras é ilustradora e aquarelista. Apaixonada por cores e tintas, faz trabalhos para o Brasil e exterior e já trabalhou com vários editoras ilustrando livros e revistas. Professora de aquarela e ilustração, mãe em tempo integral e viciada em seriados. Atualmente descobriu os Doramas e não sabe mais viver sem eles.