o-primeiro-protagonista-da-pixar-que-e-nao-branco

Pela primeira vez na história da Pixar, o personagem principal de uma de suas animações NÃO é branco/caucasiano. A animação “Os  Heróis de Sanjay” já saiu há um tempinho, mas é sempre importante falar sobre assuntos tão empoderadores.

Vocês já conhecem o Sanjay? Ele é um menino indiano que é muitoooo fã de uma série animada americana de super-heróis. De um lado da sala, ele assiste à serie em alto e bom som, enquanto do outro, seu pai pratica o puja, o ritual religioso diário dos hindus.

“Os Heróis de Sanjay” é dirigido pelo verdadeiro Sanjay Patel, que é indiano mesmo e trabalha há 20 anos de na Pixar (fez “Vida de Inseto”, “Ratatouille” e “Toy Story 3”). Ele se inspirou na própria infância, quando assistia religiosamente os desenhos animados dos EUA todas as manhãs, enquanto seu pai praticava rituais religiosos, que ele achava extremamente tediosos. O conflito de culturas é uma situação muito frequente na Índia e certamente uma questão muito relevante. 

Na história, o pai desliga a TV e o obriga a sentar ao seu lado para acompanhar o puja. Nesse momento, Sanjay tem uma experiência que o faz entendre que, no fim das contas, os deuses hindus também são heróis.

Além de trabalhar na Pixar,  Sanjay também fez quadrinhos com ilustras inspirados na cultura hindu – “O Pequeno Livro das deidades hindus”. Foi por conta desse trabalho que John Lasseter, o Diretor criativo da Pixar, convidou Sanjay pra criar um curta-metragem. Ele conta que, especialmente durante a adolescência, ele rejeitou sua cultura, por se achar muito  diferente comparado ao universo ocidental/americano do qual queria fazer parte. Mas foi quando já estava na Pixar que abraçou profundamente sua cultura hindu e finalmente se sentiu completo.

Hanuman, Vishnu e Parvati (arte de Chris Sasaki)

(Arte de Chris Sasaki)

O pai do verdadeiro Sanjay não assiste filmes americanos desde “A Noviça Rebelde”, portanto nunca viu nenhum filme da Pixar, com exceção do curta-metragem do seu filho. E quando o assistiu, chorou de emoção e comentou sobre o filme: “Pai e Filho – que olham e encontram uma naneira de se reconciliar” <3

 

Vishnu (arte de Chris Sasaki)

Vishnu Faz parte da Tríade divina: Brahma (Criação) / Vishnu (Manutenção) / Shiva (Destruição). 

Parvati

Esposa de Shiva e Mãe de Ganesh, Uma deusa guerreira Que É pura Energia. E Considerada Uma Deusa-Mãe ee invencível.


Demais, né?

MariMoon é a primeira blogueira famosa do Brasil(2003) e o primeiro nome da internet a sair da web para a televisão(2008). Se tornou celebridade, teve uma das primeiras lojas onlines de moda do Brasil, foi VJ da Mtv por 5 anos, ganhou prêmios como apresentadora e por seu estilo fashion.

MariMoon é a primeira blogueira famosa do Brasil(2003) e o primeiro nome da internet a sair da web para a televisão(2008). Se tornou celebridade, teve uma das primeiras lojas onlines de moda do Brasil, foi VJ da Mtv por 5 anos, ganhou prêmios como apresentadora e por seu estilo fashion.