Porque comer carne é igual a desmatar

Nas últimas décadas, mais de 750 mil quilômetros quadrados da floresta amazônica brasileira foram destruídos. Hoje em dia, a pecuária ocupa cerca de 60% das terras que antes abrigavam florestas ancestrais.

 

Cerca de 80% é desmatada para utilização de pastos para o gado! E mais de 40% do rebanho de gado do Brasil está na Amazônia, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

E se liga pra essa informação totalmente BIZARRA: atualmente existem mais bois do que seres humanos no Brasil! São mais de 212 milhões de cabeças de gado – só na Amazônia o rebanho é de aproximadamente 80 milhões de animais.

E pra você ter ideia: ao comprar um quilo de carne, você está contribuindo com a emissão de aproximadamente 290 kg de CO2. As emissões de gases de efeito estufa são provenientes de correções das pastagens, alimentação, transporte de bovinos e dos gases e chorumes produzidos pelos próprios bovinos.

Nos Estados Unidos, um em cada cinco universitários já aboliu a carne. São mais de 16 milhões entre veganos e vegetarianos. Entre eles Ellen DeGeneres, Natalie Portman e outras celebs. Aqui no Brasil eu já senti bastante diferença desde o dia que virei vegetariana aos 14 anos pra cá. Na época eu não achava nunca um hamburguer vegetariano e hoje quase todo lugar que eu vou em SP tem pelo menos uma opção (às vezes duas).

Sem falar que grande parte da indústria da carne num geral sempre esteve envolvida com uso de trabalho escravo, desmatamento de áreas ilegais e protegidas, muitas vezes denunciados por tribos indígenas! Assistam esta matéria que fala sobre o milionário responsável pela maior parte desse problema:

Desde 2009 os três maiores frigoríficos do Brasil – JBS, Marfrig e Minerva – que representam hoje algo em torno de 60% do que é abatido no bioma – assumiram um compromisso público de só negociar carne e couro com fazendas que não recorressem ao desmatamento, ao uso de trabalho escravo ou invasão de áreas protegidas. Tal medida, junto da Moratória da Soja, contribuiu muito para a queda dos índices de desmatamento. Mas se não tivermos TODAS as fazendas que atuam na floresta comprometidas com uma mudança profunda, infelizmente, o mercado ainda está sujeito a contaminação com carne produzida a partir da destruição florestal e outros crimes.

Vegetarismo não é só uma questão de ter pena do animal (coisa que eu tenho, porque eu nunca teria coragem de matar uma vaca). É um problema ambiental seríssimo!!!

Temos diversas alternativas e se você não consegue parar por completo, tente pelo menos reduzir que já ajuda.

 


Quer entender melhor sobre o assunto?

Então entre em: carneaomolhomadeira.org.br

ou leia esta matéria da Revista Planeta

ou esta do Onca


 

MariMoon é a primeira blogueira famosa do Brasil(2003) e o primeiro nome da internet a sair da web para a televisão(2008). Se tornou celebridade, teve uma das primeiras lojas onlines de moda do Brasil, foi VJ da Mtv por 5 anos, ganhou prêmios como apresentadora e por seu estilo fashion.

MariMoon é a primeira blogueira famosa do Brasil(2003) e o primeiro nome da internet a sair da web para a televisão(2008). Se tornou celebridade, teve uma das primeiras lojas onlines de moda do Brasil, foi VJ da Mtv por 5 anos, ganhou prêmios como apresentadora e por seu estilo fashion.